domingo, 15 de outubro de 2023

Em Jesus, meu barco ruma ao norte. (Inspirado no Hino 400 da HC - Em Jesus).


Texto Áureo: "E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.
E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?" (Mateus 8:26,27Mt. 8:23-27).

Introdução: Referencial. É essencial que todo ser humano tenha um propósito em sua vida, Deus nos criou para algo especial e  com certeza Ele tem um plano perfeito para a vida de cada um de nós, ESSE PLANO ENVOLVE nossos valores, objetivos pessoais, princípios morais, crenças espirituais, enfim uma base sólida que nos sustente (Atos 17:28), no entanto, cabe a cada um de nós, nessa longa jornada da vida, encontramos e nos conectarmos ao nosso Criador, só assim a nossa vida terá mais sentido e seremos verdadeiramente felizes sabendo que Jesus é o nosso grande guia que nos ajudará a chegar a um porto seguro.


1. O QUE REPRESENTA ESSE NORTE: João 14:6: "Respondeu Jesus: 'Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.'" Sim, Jesus representa o único caminho que o ser humano deve seguir, enquanto não nos encontrarmos com o nosso criador seguiremos como folhas secas levadas pelo vento sem um elemento norteador que nos aponte uma direção. Quanto mais a humanidade mergulha no pecado, mais ela fica vulnerável e suas vidas se tornam cada vez mais degeneradas e destituídas da presença de seu criador (Rom. 3:23-26). Somente em cristo podemos ser justificados de nossos pecados, enquanto isso estaremos como cegos tateando na escuridão como o apóstolo Paulo se referiu aos gregos em sua visita a Atenas (Atos 17:27), o povo grego era conhecido por serem cultos, por terem sua cultura elevada, tinham muito orgulho de seus filósofos e mestres, mas viviam como cegos procurando em seu panteão de deuses algum deus que os pudessem guiá-los de fato. A Ilíada e a Odisseia de Homero, retrata deuses mesquinhos que brigam entre si pelo agrado e capricho do ser humano e triste foi a decadencia do imperio grego antigo, após a morte de Alexandre seus generais repartiram todo o império conquistado e terminaram, assim como seus deuses, se digladiando entre si, até serem conquistados e subjugados por Roma. Se os atenienses ao invés de zombarem de Paulo tivesse aceitado a sua mensagem, talvez hoje a Grécia seria a grande nação missionária da antiguidade. Porque com toda certeza a mensagem do evangelho teria feito uma grande diferença na vida daquela fatídica nação e Deus teria escrito uma outra história daquele antigo império


2. O HOMEM SEM DEUS É COMO UM BARCO A DERIVA: Rom. 3:10-18: “como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; com a língua tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos.” Quanto mais o homem mergulha no pecado mais ele se afasta de Deus e as consequências para uma humanidade tão degenerada e atolada na perdição é a morte, o homem sem uma base, sem uma sustentação, sem um firme fundamento está perdido e a qualquer momento pode cair em um precipício, em Deuteronômio 32: 35b que diz: “a seu tempo quando resvalar o seu pé”. Jonatan Edwards pregou um dos maiores sermões da história da igreja baseado em cima desse pequeno trecho da bíblia, Nesse sermão, Edwards abordou a ira de Deus e seu julgamento sobre os pecadores, usando uma variedade de passagens bíblicas para fundamentar sua mensagem, as pessoas que ouviram esse sermão pela primeira vez se sentiram tão impactadas que gritavam desesperadas e agarravam-se nos pilares temendo que o chão se abrisse e elas fossem engolidas pela terra. A mensagem impactante levou muitas pessoas a refletir sobre seus pecados e buscar a reconciliação com Deus. Este mundo é como um grande mar, e cada um de nós somos como um barquinho que se estivermos sem a bússola de Deus para guiar as nossas vidas estamos à deriva prestes a naufragar.


3. JESUS É O NOSSO PORTO SEGURO: Salmo 62:7: "Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza e o meu refúgio estão em Deus." - Mateus 11:28: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês." Esses versículos destacam que Jesus é nosso refúgio, nossa fortaleza, nossa segurança e nossa esperança. Ele é aquele em quem podemos confiar plenamente e encontrar descanso para nossas almas. Quando enfrentamos tempestades e desafios na vida, Jesus é o porto seguro onde podemos encontrar abrigo e paz. Esses versículos destacam que Jesus é nosso refúgio, nossa fortaleza, nossa segurança e nossa esperança. Ele é aquele em quem podemos confiar plenamente e encontrar descanso para nossas almas. Quando enfrentamos tempestades e desafios na vida, Jesus é o porto seguro onde podemos encontrar abrigo e paz.


Conclusão: Neste sermão, refletimos sobre a importância de reconhecer Jesus como nosso porto seguro. A partir dos versículos bíblicos citados, vimos que Ele é nossa fortaleza, refúgio e fonte de descanso. Enquanto o mundo ao nosso redor pode ser incerto e cheio de desafios, Jesus é a rocha sólida em que podemos confiar. Ele nos oferece salvação, segurança e a paz que tanto buscamos.


Assim como um barco à deriva precisa de um porto seguro para se proteger das tempestades, nós precisamos de Jesus para nos guiar e sustentar em todas as áreas de nossas vidas. Confiar em Deus e buscar uma relação profunda com Ele nos traz segurança, esperança e direção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário