quarta-feira, 18 de outubro de 2023

O lugar da Presença de Deus!

Texto Áureo: Êxodo 13:21-22 "E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante da face do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite".

 Introdução: Raimundo de Oliveira (1987) afirmou que, embora Deus esteja em todos os lugares, Sua presença não é igual em todos eles, nem com o mesmo propósito. Ele está presente em alguns lugares de forma única, que não se manifesta em outros. Ele está no céu como morada eterna e como o local de Seu trono. Ele está na Terra abençoando os seres humanos e mantendo viva a natureza. Sua presença no Inferno está relacionada à Sua ira derramada.

O atributo da Onipresença de Deus nos dá uma ideia magnífica do lugar onde Ele está. Nós, como Seu povo, desejamos ter comunhão com nosso Deus e Criador, procurando encontrar um lugar onde Sua presença seja real e onde a intimidade com o Senhor dê sentido à vida de qualquer pessoa que se aproxime Dele. De acordo com Myer Pearlman (2006), Deus está presente de diversas maneiras para Suas criaturas:

1) Em glória, para as hostes adoradoras do céu: O livro de Isaías 6:1-3 descreve a visão do profeta Isaías, onde ele testemunha a glória de Deus e a adoração das hostes celestiais. Nesse contexto, Deus se mostra presente em Sua plenitude e majestade, recebendo adoração e louvor.

2) Eficazmente, na ordem natural: O livro de Naum 1:3 destaca que Deus é poderoso e atua na ordem natural, controlando os elementos da natureza. Sua presença é manifestada de forma eficaz e poderosa, demonstrando Seu domínio sobre todas as coisas.

3) Providencialmente, nos assuntos relacionados com os homens: O Salmo 68:7, 8 indica que Deus está presente na vida dos seres humanos, intervindo e cuidando dos assuntos relacionados a eles. Sua presença providencial traz auxílio, proteção e provisão para aqueles que O buscam.

4) Atentamente, àqueles que O buscam: Em Mateus 18:19,20 e Atos 17:27, Jesus enfatiza que onde duas ou mais pessoas se reúnem em Seu nome, Ele está presente. Deus se faz presente de forma atenta e amorosa àqueles que O buscam sinceramente, oferecendo-lhes Sua companhia e direção.

5) Judicialmente, às consciências dos ímpios: O livro de Gênesis 3:8 e o Salmo 68:1,2 mostram que Deus também se faz presente de forma judicial, confrontando as consciências dos ímpios. Ele não pode ser iludido ou escapado, e Sua ira é direcionada àqueles que rejeitam Sua vontade e se entregam ao pecado.

6) Corporalmente em seu Filho: Colossenses 2:9 declara que em Jesus Cristo, Deus se fez corporalmente presente. A encarnação de Jesus demonstra a presença de Deus de maneira tangível e visível, revelando Seu amor e redenção para a humanidade.

7) Misticamente na igreja: Os versículos de Efésios 2:12-22 e Efésios 4:1-6 enfatizam que Deus se faz presente de forma mística na igreja, o corpo de Cristo. Através do Espírito Santo, Ele habita entre Seu povo, unindo-os em comunhão e fortalecendo-os na fé.

8) Oficialmente, com seus obreiros: Em Mateus 28:19,20, Jesus comissiona Seus discípulos a irem e fazerem discípulos, prometendo estar com eles até o fim dos tempos. Deus se faz presente oficialmente com aqueles que se comprometem a espalhar Sua mensagem e realizar Sua obra. Embora Deus esteja em todo lugar, Ele não habita em todo lugar. A habitação de Deus é mencionada quando Ele entra em relação pessoal com um grupo ou indivíduo, revelando Sua presença de maneira mais íntima e significativa.

Conclusão: Deus ama estar no meio do Seu povo, sendo adorado e reverenciado por todos aqueles que creem Nele. No Salmo 25:14, está escrito: "A intimidade do Senhor é para aqueles que O temem", o que significa que, embora Deus esteja presente em todos os lugares, Ele se manifestará especialmente no meio da Sua igreja e recompensará todos aqueles que O buscam (Hebreus 11:6).



Nenhum comentário:

Postar um comentário