sábado, 26 de setembro de 2009

CRISTO, CRIADO OU ETERNO?



(Colossenses 1:15)

"O qual é imagem do Deus invisível,

o primogênito de toda a criação."

Se isolarmos este texto do seu contexto bíblico iríamos ver Cristo como sendo o Primeiro a ser criado por Deus, e é isso que alguns tem feito ao lêem este texto. mais a primeira vista crer que Cristo foi o primeiro a ser criado por Deus ou crer que Cristo é um Deus inferior a YHWH (Jeová), seria uma grande contradição bíblica por que desde o antigo testamento até os dias de hoje sabemos que Deus é um só e que não se pode haver dois. "Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Dt. 6:4" Todos sabemos que o povo hebreu eram monoteístas e se cremos que Cristo é um Deus inferior estaremos sendo politeístas e isso seria um conceito religioso de algumas seitas e não um conceito Cristão.

Se você olhar em um dicionário qualquer, é claro que a palavra primogênito aqui em questão, e lavada ao pé da letra significa "o primeiro a ser gerado", mas no contexto bíblico não é bem assim, veja em sua bíblia onde ocorrem a palavra primogênito como por exemplo no Sl. 89:27 "Também lhe darei o lugar de primogênito; fá-lo-ei o mais excelso dos reis da terra." Ora, esse texto fala sobre Davi. O último filho de Jessé, e a pergunta agora é como o último pode ser o primeiro? Então é isso, a palavra primogênito em Colossenses 1:15, não se refere a Cristo como o primeiro a ser criado e sim que Ele foi posto em um lugar de honra por Deus, analisemos também o contexto no versículo 18 de colossenses cap.1, vejamos que Ele é Também o primogênito entre os mortos. Ou se analisarmos superficialmente, o primeiro que ressuscitou dos mortos ou o primeiro que morreu? Claro que não porque sabemos que antes de Cristo outras pessoas haviam sido ressuscitadas no antigo testamento e o próprio Cristo ressuscitou um menino, uma menina e também a Lazaro no novo testamento. Então seria aqui uma outra contradição bíblica? De maneira nenhuma, porque a palavra "primogênito" aqui em questão não se refere e um ser primeiro, mais, em tudo, Ele tenha a preeminência. Ele é o principal e sem ele nada tem importância. Por isso, o primogênito.

No antigo testamento o primeiro filho assumiria o lugar do pai quando esse morresse. Deus se fez carne e em Cristo se fez primogênito de tudo, preeminente em tudo, herdeiro de tudo, superior, sublime, nobre, distinto, soberano (Jo. 1:1; Col. 2:9). Todos esses adjetivos se referem aqui a palavra primogênito de Colossenses 1:15. Cristo não é um Ser Criado, pois Ele é Eterno. "Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Hebreus 1:8" confira com Salmos 45:6,7. O próprio Cristo em Apocalipse 1:8 nos revela essa verdade. "Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. E para que você tenha certeza que aqui é Cristo que esta falando leia Apoc. 1:17,18 "Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último,e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades." Confira com Isaias 41:4 e 48:12. No evangelho de João Cap.8:58,59 os Judeus queriam apedrejar a Jesus porque seria uma blasfêmia um homem afirmar ser ele o "Eu sou" (YHWH OU JEOVÁ). e isso para um Judeu ortodoxo até hoje é inconcebível. Cristo é YHWH JEOVÁ (Jo 10:30 "Eu e o Pai somos um." Confira com Jo 14:7,8. Ele veio como homem e um simples servo para consumar a obra de resgatar o homem das amarras do pecado. "o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz." Fil. 2:6-8. Confira Com Jo 14:28.

Em fim, quando analisarmos um texto bíblico, devemos levar em consideração todo um contexto, para não sermos enganados por todo vento de doutrina, e pela astúcia de homens que induzem ao erro. (Efésios 4:14). O Senhor Jesus mesmo nos ensinou: "E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. (João 8:32).



Envie Perguntas para: Jáder de Souza

E-mail: a-palavradosenhor@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário