quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Jesus e a Política.

Graça e Paz amigos e amigas. Para algumas pessoas política e religião devem ser separadas e que o cristão não deve se meter na politica pois é um ambiente propicio a corrupção, no entanto esta afirmativa não passa de uma visão distorcida e uma interpretação não amparada pelas escrituras.

Mas Jesus disse: “Dai, portanto, a César as coisas que são de César, e a Deus as coisas que são de Deus” (Mt. 22:21). Com isso Jesus não estava dizendo que o cristão não deveria se meter em política, mas dizendo como as coisas deveriam ser conduzidas quando fossemos tentados por políticos corruptos.

Jesus tinha alianças políticas: Quando Jesus morreu na cruz, José de Arimateia pediu para sepultar o seu corpo. (Cf. Mt. 27:57-61; Mc. 15:42-47; Jo 19:38-42). E quem era José de Arimateia? Era um judeu, senador, ou seja, membro do Sinédrio (a Suprema Corte dos judeus). Isso evitou que o corpo de Jesus fosse jogado na vala comum onde outros foras da lei eram sepultados. A verdade é que a política é algo inegável e faz parte da natureza humana, pois, onde tiver o ser humano a politica se faz presente. A política está na nossa igreja quando deliberamos ações que contribuam para o andamento dos trabalhos eclesiásticos, a politica está na nossa casa quando determinamos os afazeres domésticos e delegamos funções para os membros da família, a politica esta no trabalho quando nos reunimos para decidir algo que melhore a produtividade dos trabalhadores de uma empresa ou uma reivindicação de salários e etc. Em fim a politica é algo que está enraizado na natureza humana e não tem como fugir dela. Podemos ver centenas de exemplos na bíblia protagonizados por grandes homens de Deus: Jetro e Moises (Êx.18:17-23); Daniel, José, Jacó e etc...

Demonizar a política e fazer dela uma inimiga tem levado a igreja cada vez mais a sofrer uma situação de coação e perseguição política e pecado, sim pecado porque quando sabemos o bem que devemos fazer e o negligenciamos, pecamos (Cf. Th 4:17). Quando não votamos em políticos que verdadeiramente possam nos representar deixamos de fazer o bem e quando elegemos políticos que são contrários a nossas crença e valores, ainda é pior, pois assim praticamos o mal.

Para concluir, lembro-me das palavra de Jesus em Mt. 18:18 que diz: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu. Isso significa que as nossas decisões podem fazer a diferença para o bem da nossa nação ou para o mal quando a negligenciamos, o mais importante é que Deus já nos deu o aval para agirmos e lutarmos pelo que é bom.

Referências Bibliográficas:

Apologética contemporânea: A veracidade da fé cristã. William Lane Graig. Editora Vida.

https://amzn.to/3V5RG2D

Bkj 1611 com Concordância Standard – Preta. King James. Editora BV Films.

https://amzn.to/3ykMvBZ

Nosso Canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCP5otzVYyyG1QAMuJUIiN2A

Nenhum comentário:

Postar um comentário