segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O MARTÍRIO DOS APÓSTOLOS

















I. Pedro,Simão (pedra, rocha).

Filho de Jonas, irmão de André, pescador, natural de Betsaida. Após a ressurreição de Jesus, entendeu Pedro a profecia a seu respeito (Jo 21.18, 19) sobre como haveria de glorificar a Deus com sua morte. Diz-nos a historia que foi crucificado de cabeça para baixo, não se achando digno de morrer como seu Senhor. Paulo, o apostolo, ao mesmo tempo teve morte menos martirizada, sendo degolado (68 dC). Foi o primeiro líder da Igreja Cristã (At. 1-15; Gl 2.9).

II. André (valoroso).

Filho de Jonas, irmão de Pedro, pescador, natural de Betsaida. Foi discípulo de João Batista. Sofreu martírio na Acaia (era uma província romana que incluía toda a Grécia antiga, a Macedônia), e teve uma morte crucificado em um madeiro em forma de "X". Esta forma hoje chama-se "Cruz de Santo André". Pregou em Scytia, Grécia e Ásia Menor.

III. Tiago (forma do nome Jacó).

Filho de Zebedeu e Salomé, pescador, natural de Betsaida. Morreu a espada por ordem de Herodes Agripa I, no ano 44 dC. (At. 12:2). Tiago, que pregou na Judéia, foi o primeiro apostolo a morrer como martir, selando com sangue o testemunho de nosso Senhor Jesus Cristo.

IV. João (Dádiva ou Favor de Deus).

Filho de Zebedeu e Salomé, irmão de Tiago, o maior, pescador, natural de Betsaida. Trabalhou em Jerusalém e, em Éfeso, na Ásia Menor, terminou seu ministério. Antes da sua morte, foi lançado numa caldeira de azeite fervente, porem saiu ileso por milagre. O Imperador o desterrou para a Ilha de Patmos, trabalhando nas minas. Quando Nerva assumiu o governo do Império, deu-lhe liberdade, voltando este para Èfeso. Em Patmos, escreveu o Apocalipse (95-96 dC). Em Èfeso, escreveu as 3 epístolas (9O dC). Residiu em Èfeso até a sua morte natural, provavelmente com 1OO anos.

V. Filipe (amante de cavalos).

Natural de Betsaida (Jo 1:44; 12.21). Do pouco que se sabe a seu respeito, Eusébio nos informa que "viveu como um dos brilhantes fachos de luz espiritual na Ásia Menor". Antes de falecer, passou algum tempo na Frígia, sendo sepultado, segundo a tradição, em Hierápolis, desconhecendo-se os motivos da sua morte (provavelmente como martir).

VI. Bartolomeu (Filho do arado).

Filho de Tolmai, natural de Caná da Galiléia. "Bartolomeu" parece ser o sobrenome de Natanael (Jo 1:45,46). Diz-se que o seu campo de atuação foi a Armênia, pregando também na Índia e, segundo a tradição, foi esfolado vivo e crucificado de cabeça para baixo. Outra tradição diz que foi esfolado até morrer.

VII. Tomé (gêmeo.)

Chamado Dídimo, natural da Galiléia. Trabalhou na Pártia, e Pérsia e Índia. Diz a tradição que foi traspassado por uma flecha enquanto orava, e outra que foi torturado próximo a Madras, no monte São Tomé.

VIII. Mateus (Dom de Deus).

Filho de Alfeu, cobrador de impostos e natural de Cafarnaum (Mc. 2.1,14). Eusébio diz que foi para outras nações após pregar aos seus próprios conterrâneos, e Sócrates diz que foi para a Etiópia, onde teve a morte de um Verdadeiro martir. Escreveu o Evangelho que tem o seu nome, no ano de 70-85 dC.

IX. Tiago, o menor (forma da palavra Jacó).

Filho de Alfeu e Maria, irmão de Judas, natural da Galiléia. Pregou na Palestina e Egito. Solicitado para resolver a questão sobre Jesus ser ou não Messias, entre Judeus conversos e não-conversos, no templo, e mediante seu testemunho, foi com muita ira que o lançaram do templo abaixo e começaram a apedrejá-Io, Visto não morrer logo que caiu no chão. Como se não bastasse, um lavadeiro bateu na sua cabeça com o pau que costumava bater roupa, Vindo a falecer. Outra tradição diz que foi crucificado no Egito. Escreveu a epistola que tem seu nome, no ano 62-68 dC, dirigida as 12 tribos que andavam dispersas.

X. Judas Tadeu (forma grega da Palavra hebraica Judá).

Filho de Alfeu e Maria, irmão de Tiago, o menor (Mc 3:18), natural da Galiléia. Tradicionalmente, teria sido um pregador do Evangelho em Edessa, na Síria, Arábia e na Mesopotâmia e, segundo a tradição, foi Martirizado na Pérsia. Escreveu a epistola que tem seu nome, em 6 7-68 dC, e dirigida " aos chamados santos".

XI. Simão cananita (audição).

Natural da Galiléia (Mt. 10:4; Mc 3:18; Lc. 6:15; At. 1:13). A Palavra "cananeu" é o equivalente aramaico do termo grego "Zelote" (Zelador). Também foi chamado de "fanático". Tinha Zelo pela obra de evangelização (At. 22:3; Gl 1:14). Nada se sabe sobre sua atuação como apostolo. Segundo a tradição foi crucificado.

XII. Judas Iscariotes (forma grega da palavra hebraica Judá).

Iscariotes e o seu sobre nome (Lc 22:3). Homem de Queriote (Kerioth), filho de Simão Iscariotes. Deixou Satanás Entrar nele (Lc 22:3, 4; Jo 13:27). Vendeu Jesus por 3O moedas de prata e talvez quisesse mais (Mt. 26.15). Era o filho da perdição (At. 17.12). O seu ato o levou ao suicídio (Mt 27:3-1O). A maneira da sua morte descrita Em Atos 1:18 compreende-se como tenha, primeiramente, se enforcado em alguma arvore cujo ramo quebrou-se, Vindo a despencar-se "derramando todas suas entranhas", Visto estar em algum precipício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário