
O primeiro e principal foi a ardente convicção que tomou conta de um grande número dos cristãos primitivos. O historiador da igreja Eusébio de Cesareia (260-340 d.C.) descreveu a forma pela qual o evangelho se espalhou:
A sólida mensagem histórica que os cristãos traziam era, de fato,boas notícias, e uma alternativa bem-vinda às religiões de mistério daquele dia.
As novas comunidades cristãs eram elogiadas pela pureza de suas vidas.
As comunidades cristãs eram marcadas pela lealdade mútua e uma superação de antagonismos entre as classes alienadas.
Os cristãos eram conhecidos por um desenvolvimento elaborado do serviço de caridade, especialmente àqueles dentro da comunidade. O Imperador Juliano, escrevendo no início do século quarto, lamentou o progresso do Cristianismo porque afastava as pessoas dos deuses romanos. Ele disse,
Ateísmo [isto é, a fé cristã] tem avançado particularmente através do serviço prestado em amor a estranhos, e através do cuidado com o enterro dos mortos. É um escândalo que não haja nenhum único judeu que seja um mendigo, e que os galileus ateus não somente cuidam de seus próprios pobres mas dos nossos também; enquanto aqueles que pertencem a nós buscam em vão pela ajuda que devíamos dar a eles.
A perseguição de cristãos e sua prontidão a sofrer teve um impacto dramático nos não-cristãos. Neil observa, “Sob o Império Romano, os cristãos não tinham nenhum direito legal de existir ... Todo cristão sabia que, mais cedo ou mais tarde, ele teria que testemunhar a sua fé e que isso iria custar sua própria vida”.
Aqui estamos no final do segundo milênio. Que Deus levante centenas de milhares de cristãos e comunidades cristãs super-comuns com esse tipo de paixão.
- Por John Piper
Melhor a igreja primitiva com os seus ingênuos erros que outrora cometeram, do que a igreja atual com os seus erros (modismos) modernos, a igreja primitiva sempre vai ser um referencial na vida de todos cristãos que buscam a pureza e simplicidade do evangelho, os que a criticam são aqueles que não tiveram a coragem de renunciar os status e os privilégios que as suas posições lhes deram, semelhante aos sacerdotes tão criticados por Cristo em sua época, vivem uma religiosidade hipócrita e querem justificar a sua frieza espiritual com críticas incabíveis. Voltemos ao princípio de tudo voltemos a igreja primitiva. “Sempre vou lembrar da igreja de Paulo de Pedro e de João…”
ResponderExcluirIrmão Jáder Comunidade Batista Missão Vida.